STOP THE BLEED® é uma formação que visa ensinar ao público em geral a forma correcta de controlar hemorragias, nomeadamente as exsanguinantes. Foi um esforço colaborativo do American College of Surgeons Committee on Trauma (ACS COT) que, baseando-se nos estudos que foram feitos desde a primeira guerra do Iraque e Afganistão, criaram o programa Bleeding Control Basic. Após o tiroteio na escola Sandy Hook onde 20 crianças e 10 adultos faleceram um cirurgião de trauma reuniu-se com diversos especialistas em Hartford ate criarem um conjunto de recomendações que ficaram conhecidas como o Consenso de Hartford.

Foi com bases nessas recomendações que se criou a ideia de uma formação que permitisse a qualquer pessoa que estivesse presente numa situação dramática como os tiroteios ou atentados (ou mesmo acidentes) poder intervir e parar uma hemorragia, a causa principal de morte até os 40 anos, de 35% da mortalidade no pré hospitalar e a principal causa de morte evitável em trauma.  Surgiu assim o movimento STOP THE BLEED® 

Sob a liderança do Departamento de Defesa (DoD) dos Estados Unidos da America, a campanha STOP THE BLEED® (STB) foi concebida para levar as lições que salvam vidas aprendidas nos campos de batalha do Iraque e do Afeganistão para o público em geral. A iniciativa traduz diretamente as técnicas militares para o tratamento de lesões traumáticas que envolvem hemorragias graves o que permitirá aos participantes do curso controlar uma hemorragia até à chegada dos socorristas.

Sob a orientação do Programa de Investigação de Cuidados a Vítimas de Combate do Departamento de Defesa , o objetivo da campanha STB é capacitar o público para salvar vidas, dando-lhe a oportunidade de receber formação de qualidade e de garantir que têm acesso a kits de controlo de hemorragias que cumprem ou excedem os requisitos do DoD em termos de qualidade e funcionalidade.

A ARAGÃO SURVIVAL AWARENESS é uma entidade creditada para ministrar esta formação, sendo detentora de uma Licença Educacional.  

Contacte-nos e ajude a salvar vidas.